blogs SAPO

.Mais sobre mim

.subscrever feeds

.Pesquisar neste blog

 
Sábado, 14 de Abril de 2012

Nova lei proíbe fumar dentro de automóveis com crianças

 O governo anunciou recentemente que irá avançar com a proibição de fumar em automóveis com crianças, já que é um ambiente fechado e estão sujeitas ao fumo passivo.

 A intenção desta lei é claramente proteger a saúde dos mais pequenos, mas será uma lei executável na prática? Terá o governo o direito de intervir a um nível tão privado?

 Penso que este é muito bem um daqueles temas, em que um fumador terá uma opinião e um não fumador outra, todos têm o direito a ter a sua e deve ser respeitada.

 E porque não proibir fumar em automóveis em marcha, quer tenham crianças no seu interior ou não!? Não será um acto perigoso fumar e conduzir? O fumo do cigarro arde nos olhos, peturbando a visão, uma cinza poderá cair em algum tecido provocando um pequeno incêndio, tudo isto poderá levar à distração do condutor, quantos acidentes foram causados devido a estas situações? Não tenho dados, são meras suposições, no entanto uma coisa é certa, a liberdade de um indivíduo termina quando começa a de outro, temos de ter isso presente na via pública.

 

  Será executável? Muito dificilmente, todos sabemos que é proibido conduzir e falar ao telemóvel, mas quantos de nós não o fazemos, ou com quantas situações dessas nos deparamos na estrada? Imensas. Será difícil a polícia controlar se as pessoas estão a fumar no interior do carro e se estão presentes crianças, no fundo será mais uma lei moral e educativa, sem controlo práctico, e onde muito poucos prevecaricadores serão apanhados.

  Terá o governo o direito de interver no seio privado de uma família impondo esta lei? Há quem se queixe que não, que essa é uma decisão dos pais. Penso que terá, pois infelizmente há muitos pais sem consciência, sem educação e sem respeito pelos próprios filhos, que são expostos a ambientes nocivos e prejudiciais à sua saúde pelos próprios pais.

  É preciso se ter a carta de condução para conduzir um veículo, ter um curso para exercer a maioria das profissões, hoje em dia é necessário ter formação para se fazer quase tudo, mas para ser pai qualquer um o pode ser, mesmo não tendo capacidade para o ser, e quando assim é, são as crianças que sofrem, é a sua educação que é penalizada, a sua saúde e o seu futuro, muitos dos jovens criminosos, seguiram esse caminho devido a maus ambientes familiares, e a uma falta de educação e presença dos pais. Devia ser obrigatório pois, ter-se formação para ser pai, de modo a saber educar e proteger uma criança, contribuindo para um futuro melhor de toda a nossa sociedade.

  Se o governo vai avançar com esta lei é porque estes casos acontecem, pessoalmente nunca assisti a um. Se é pai, mãe, irmão ou irmã, avõ ou avó de alguma criança, acha correcto que partilhe o seu veneno com ela? O que é um prazer para si não é necessáriamente para os outros, ainda mais quando não têm idade para transmitir essa mensagem, ou quando não sabem ainda avaliar o perigo dessa exposição.

 Fumar mata, provoca várias doenças, seja ao fumador, seja ao fumador passivo, e ainda mais uma criança tem o sistema, os pulmõs em desenvolvimento, páre o carro, saia e fume sem prejudicar ninguém, e lembre-se: Quem gosta, cuida...

Publicado por Miguel às 13:10
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Posts recentes

. Pensamentos...

. Loooooooooollllll

. Hoje para o jantar...calh...

. Pensamentos...

. Men nightmare...

. Pensamentos...

. Pensamentos...

. Pensamentos...

. Pensamentos...

. Pensamentos...

.Arquivos

. Janeiro 2013

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

.Tags

. todas as tags